Os alunos do 1º ano da professora Teresinha tem em casa a compania da boneca Jamela, que vai com eles para casa dentro da caixa de Jamela juntamente com livros maravilhos.
A Casa Sonolenta
Mais uma história que a turma do 5º ano contou para as outras turmas.
E para a finalização do projeto de leitura eles representara a música Nas Páginas de Um Livro Qualquer (Lira) CD Contação de Histórias.
Gibiteca
Gibiteca nada mais é do que uma biblioteca de gibis, a gibiteca da bibliteca da Rodolpho Dornbusch surgiu juntamente com o lançamento do projeto de leitura em 2007 e desde lá vem se ampliando. Hoje a nossa gibiteca está com aproximadamente 900 gibis dos mais variados:
Segue abaixo parte de um artigo extraido da revista Nova Escola nº208 de 2007:
Gibis estimulam a turma a tomar gosto pela leitura
Foi-se o tempo em que os gibis eram proibidos na sala de aula e as crianças tinham de escondê-los sob a carteira. Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das letras. A começar pelos personagens, que, por si só, são atraentes para a garotada. "Eles despertam interesse por serem bem conhecidos", explica o psicólogo José Moysés Alves, da Universidade Federal do Pará.
"Afinal, estão presentes em brinquedos, jogos, roupas, embalagens, peças de teatro e desenhos na televisão. Sem contar que os protagonistas passam por situações parecidas com as de seus leitores: vão à escola e ao parque, têm pesadelos e medo de dentista. Isso promove a identidade e a familiaridade entre eles."
Mas o grande trunfo são os recursos gráficos. As imagens aparecem associadas a textos coloquiais e permitem que a criança antecipe o enredo e atribua sentido à história, mesmo sem saber ler. Para Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, em São Paulo, as onomatopéias, como "ploft" e "grrr", também são importantes para facilitar a compreesão de diversas situações e emoções.
O mesmo vale para os balões. Só de olhar é possível saber se um personagem está pensando, gritando ou conversando. "Com essas informações, fica fácil entender a trama", afirma Silvana Augusto, selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Ela lembra que as publicações são baratas e acessíveis, o que permite a compra de vários exemplares da mesma edição para distribuir na sala. Com isso, as crianças podem acompanhar a leitura em voz alta pelo professor.
Roda de Leitura - Chico Bento
Os alunos dos 4º anos da professora Isamir estão explorando as histórias de um dos personagens mais queridos criados pelo autor Mauticio de Sousa, o Chico Bento. No fotos a seguir os alunos estão em uma roda de leitura de tirinhas do personagem, leitura que gerou muitas gargalhados pois o personagem é um dos mais engraçados da turma. Os gibis do Chico Bento já não param mais nas prateleiras da biblioteca.
Ciranda das Diferenças
A professora Ferminia do Pré II 02 optou pelo tema diferenças para o projeto de leitura, contou e explorou com os alunos as histórias da coleção Ciranda das Diferenças da autora Márcia Honora, editora Ciranda Cultural.
Após a leitura do livro O Problema da Centopéia Zilá, os alunos construiram centopéias utilizando caixas de ovos.
Após a leitura do livro O Problema da Centopéia Zilá, os alunos construiram centopéias utilizando caixas de ovos.
Contação da História Apertada e Barulhenta
Contação de histórias faz parte do projeto de leitura do 5º ano:
Apertada e Barulhenta - Um conto do folclore judaico recontado e ilustrado por Margot Zemach
Feira do Livro
Os alunos da escola Rodolpho Dornbusch apreciando a Feira do Livro 2012.
Bate Papo com Ziraldo.
Contação de histórias.
Assinar:
Postagens (Atom)