PROJETO MARIANA CONTA

Projeto Mariana
Professora Karine/ pré II 04

    As crianças desde muito cedo percebem que praticamente tudo que as cerca pode ser quantificado. Mas estabelecer a relação entre numeral e quantidade exige uma certa relação entre concreto e abstrato.
    Por isso foi realizado o projeto “Mariana” baseado na música infantil “Mariana conta – Galinha pintadinha”, no período de 23/10 á 10/11. O principal objetivo do projeto era a correspondência número quantidade. A professora confeccionou uma boneca para representar a personagem, as crianças participaram da confecção. Para tornar as coisas mais concretas ao cantarmos a música. A boneca Mariana também dava comando para brincadeiras e jogos matemáticos.


Brincadeiras

Mini Gincana:
De acordo com a imagem abaixo:


Desafios:
  1. Quantas vezes o 5 é maior que o 3?    
  2. Quantas vezes o 4 é menor do que o 8?
  3. Qual é o maior número de cor verde?
  4. Qual é o menor número da cor amarela?
   
    Essa brincadeira era realizada em pequenos grupo, onde a professora desafiava cada grupo com um questionamento, todos que acertaram marcam ponto. Ganha o grupo que marcar mais pontos.


Desafios da Mariana:

  • A Mariana Cantava sua música e as crianças contavam bolas coloridas para representar as quantidades.    
  • A professora mostrava duas     quantidades de bolas e as crianças realizavam a ação de juntar.


Jogos
Jogo das mãos:
  • Construa o tabuleiro;
  • Jogue o dado e marque com os dedos o número tirado (quem tirar 6 repete a operação);
  • Repetir a ação com a outra mão;
  • Soma e marca no número correspondente;
  • Ganha quem tirar o número maior;
  • Número de jogadores: 2 pessoas.

Jogo da massinha:
  • Faça uma cobra com a     massinha;
  • Jogue o dado;
  • Represente a quantidade furando a massinha com palitos de dente;
  • Ganha quem tiver mais palitos após 3 rodada;
  • Número de jogadores: Até 4     pessoas.

    Ao longo do projeto as crianças passaram a construir laços com a Mariana, algumas crianças queriam ter uma Mariana só para si e outras sugeriram fosse para casa. A professora percebendo a possibilidade de incluir a família nessa interação entre criança e brinquedo, o brinquedo e o aprendizado, adorou a ideia.
    Para contemplar a todos com igualdade organizou um sorteio para que todos tivessem a oportunidade de passar um dia com a Mariana.